ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO
LINHAS DE PESQUISA DO PPGEDUC
O Programa de Pós-Graduação em Educação tem três Linhas de Pesquisa, que organizam e conduzem os projetos de investigação vinculados a estas linhas.
As linhas por sua vez são constituídos por Núcleos de Pesquisa (CNPq), que envolvem a participação de docentes, alunos e egressos do programa e de docentes e discentes de cursos de graduação, em especial da Unidade Acadêmica de Educação visando a formação de novos pesquisadores.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
Essa linha de pesquisa se dedica ao estudo e construção de conhecimentos no campo da Educação, compreendidos na interface das dimensões política, histórica e da pesquisa (auto)biográfica. São questões de interesse da linha: pesquisas relativas às políticas para a educação básica e superior, currículo, história das instituições e cultura escolar, bem como a pesquisa (auto)biográfica, compreendendo histórias de vida de professores e alunos em Goiás.
Prof(as) Orientadores(as): Aparecida Maria Almeida Barros; Fernanda Barros; Juliana Pereira da Araújo; Rita Tatiana Cardoso Erbs; Wolney Honório Filho.
PRATICAS EDUCATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO
Essa linha de pesquisa se dedica à investigação das práticas educativas, inclusão e formação docente em contextos educacionais. Desenvolve pesquisas especialmente relacionadas a educação especial e inclusão; educação infantil; ensino e aprendizagem; ensino de ciências; educação básica e superior. A educação é compreendida em suas relações com os contextos histórico, social, cultural e político que orienta as concepções, práticas educativas, políticas educacionais e a formação docente.
Profas Orientadores: Altina Abadia da Silva; Cláudia Tavares do Amaral; Dulcéria Tartuci; Janaina Cassiano Silva; Maria Marta Lopes Flores; Mariana Batista do Nascimento Silva; Wanessa Ferreira Borges.
LEITURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E CIÊNCIAS DA NATUREZA
Essa linha de pesquisa se dedica às investigações voltadas para as práticas e políticas de leitura em contextos escolares e não escolares; ensino de língua materna, ciências da natureza e educação popular, relativas à educação básica e superior, às práticas pedagógicas, formação de professores, currículo e avaliação; alfabetização e letramento (leitura e escrita) sob a perspectiva histórica, sociológica, pedagógica e linguística.
Prof(as) Orientadores(as): Maria Aparecida Lopes Rossi; Maria Paulina de Assis; Maria Zenaide Alves; Selma Martines Peres; Simara Maria Tavares Nunes; Wender Faleiro.